domingo, 2 de janeiro de 2011

Pequeno Histórico do Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis


            A capela do Forte, sob a invocação dos Três Reis Magos, foi à primeira Igreja ou Santuário construído em Natal e no RN. Os historiadores são unânimes em informar que o início da construção aconteceu em 06 de janeiro de 1598. A capelinha, em fases diversas, ergueu-se, resistentemente, sobre os arrecifes, construídos dentro do Forte “na boca da barra”. A capela primitiva, em alvenaria, foi destruída em 1654, tendo sido recuperada em 1756.
As imagens, ainda hoje existentes, na capela atual chegaram em Natal, por meados de 1755 mandadas por Dom José, rei de Portugal.
Até 1910, a celebração de Epifania, popularmente chamada Festa dos Reis Magos, fazia-se dentro do Forte. Na época foi construída uma nova capela no morro da Limpa, próximo a Fortaleza, para abrigo das imagens. A nova capela fora inaugurada em 1910, e em grande procissão as imagens foram conduzidas para o novo santuário no dia 27 de novembro daquele mesmo ano.
Em 1936, a festa dos Reis Magos foi celebrada pela última vez no Morro da Limpa. A partir daí, passou a ser celebrada na nova capela do bairro de Santos Reis. A primeira festa da atual capela realizou-se em janeiro de 1937.
A Festa de Santos Reis, hoje uma das maiores festas de padroeiros da cidade do Natal, retrata a grandiosa manifestação de fé e devoção popular. Pessoas de diversos municípios do RN saem de suas cidades para prestigiarem os copadroeiros da cidade. A festa estende-se de 28 de dezembro a 06 de janeiro.
O Santuário Arquidiocesano dos Santos Reis comemora suas bodas de diamantes completando 75 anos de sua construção, dentre estes longos anos a chamada Capela da Limpa deu o lugar ao Santuário localizado no bairro de mesmo nome.

José Melquíades. “A Capela dos Santos Reis - Resumo Histórico”
Comissão Organizadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário