quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Papa valoriza contribuição das mulheres para a Igreja

A contribuição das mulheres para a reflexão teológica foi destacada por Bento XVI na Catequese desta quarta-feira, 8.

O Santo Padre voltou a falar sobre Santa Hildegarda di Bingen, mística que viveu durante a Idade Média na Alemanha e começou a ser apresentada na quarta-feira passada.
"A teologia pode receber uma contribuição especial das mulheres, porque são capazes de falar de Deus e dos mistérios da fé com a sua peculiar inteligência e sensibilidade. Encorajo, por isso, todas aquelas que desenvolvem esse serviço a fazê-lo com profundo espírito eclesial, alimentando a sua reflexão com a oração e olhando a grande riqueza, ainda em parte inexplorada, da tradição mística medieval, especialmente aquela representada por modelos luminosos, como Hildegarda di Bingen", afirmou.

Renovação da Igreja

Bento XVI lembrou que Santa Hildegarda foi contrária ao movimento dos cátaros alemães, que defendiam uma reforma radical da Igreja.
"Ela repreendeu-os por querer subverter a natureza mesma da Igreja, lembrando-lhes que a verdadeira renovação da comunidade eclesial não se obtém tanto com a mudança de estruturas, mas com um sincero espírito de penitência e um caminho ativo de conversão. Essa é uma mensagem que nunca devemos esquecer", salientou.
Por fim, o Papa convidou os fiéis a invocar sempre o Espírito Santo, "a fim de suscitar na Igreja mulheres santas e corajosas, como Santa Hildegarda di Bingen, que, valorizando os dons recebidos de Deus, deem a sua preciosa e peculiar contribuição para o crescimento espiritual das nossas comunidades e da Igreja em nosso tempo".

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=277727

Nenhum comentário:

Postar um comentário