Segundo informações registradas nos livros paroquiais da Cúria de Natal fornecidos pelo Monsenhor Severino Bezerra - Chanceler do Arcebispado - e depoimentos de moradores do bairro das Rocas, entre eles o Senhor Rau Queiroz, Maria Nazaré, Maria Ferreira de França e Maria José de Lucena do Nascimento, a Igreja da Sagrada Família,
antes da atual construção, era de palha onde aos domingos abrigava os fieis para assistirem a celebração da Santa Missa, como também, aulas de catecismo. Funcionava também uma escola de alfabetização para adultos e crianças, tendo como professor o sacristão João Carlos de Souza, auxiliado por outras pessoas, podendo citar a Sr. Maria Nazaré Correia.
Padre Teodoro Kohhe. - Construtor da Igreja da Sagrada Família. De nacionalidade polonesa, o Pe. Teodoro,
após alguns anos de permanência à frente dos trabalhos de evangelização, foi transferido para o Pará onde veio a falecer em 1952.
Data da construção da igreja: 23.08.1925, conforme consta numa pedra encravada na parede frontal da Igreja.
Por muitos anos a Igreja da Sagrada Família esteve sob a administração dos padres alemães da Congregação da Sagrada Família, merecendo destaque, o trabalho do Pe. Frederico Pastors - que por mais de duas décadas, dedicou-se a evangelização dos moradores das Rocas.
Após sua morte, em 23 de janeiro de 1969, os trabalhos da Igreja foram assumidos por padres da Arquidiocese de Natal, entre eles: Pe. Lucilo, Pe. Talvaci e Pe.Osvaldo, auxiliados pelos padres Salesianos ( Prata e Orsini) e ainda o Pe. Teobaldo.
A Igreja da Sagrada Família foi elevada à Paróquia em 1° de maio de 1982, tendo como primeiro Pároco o Pe. José Freitas Campos que administrou a Paróquia até o ano de 1993, dando lugar ao Monsenhor Francisco de Assis Pereira que ficou a frente dos trabalhos paroquiais no período de 7 de fevereiro de 1993 à 19 de março de 1994, em seqüência, o Pe. Francisco Lucas de Sousa Neto permaneceu de 19 de março de 1994 à 13 de outubro de 1996. Na sua gestão a Igreja da Sagrada Família comemorou os seus 70 anos de evangelização.
Pe.Gilmar Pereira de Castro assumiu a administração paroquial de 13 de outubro de 1996 à 10 de fevereiro de 2010. E atualmente a Paróquia segue conduzida pelo Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz, que assumiu no dia 11 de fevereiro de 2010.
A Igreja da Sagrada Família é o centro espiritual do bairro das Rocas, um dos mais tradicionais da cidade. O bairro se espalha por um dos mais privilegiados pontos de Natal, debruçando-se sobre o Potengi e lançando vistas ao oceano.
Pe. José Freitas Campos
Monsenhor Francisco de Assis Pereira
Pe. Francisco Lucas de Sousa Neto
Pe.Gilmar Pereira de Castro
Pe. Ednaldo Virgílio da Cruz
padre ednaldo sou sua fã n° 1 o senhor nasceu pra ser padre sabe cativar suas ovelhas, muito obrigado por esta com nosco.
ResponderExcluir