domingo, 5 de setembro de 2010

Semana da Pátria

Caríssimos irmãos e irmãs,


Estamos vivendo a Semana da Pátria. Durante este período, culminando com o dia 7 de setembro, comemora-se em todos os lugares a Independência do Brasil.
A palavra Pátria tem sua origem na língua latina – patris – e significa terra paterna. Podemos dizer que é o lugar ao qual nos unimos através de laços de afeto, adquirimos determinada cultura, aprendemos valores e ajudamos a construir a história.
E aqui está o ponto chave para a nossa meditação. Somos chamados não somente a festejar a Pátria, mas também, e até mais, a construir a sua história.
Com certeza todos amamos o País em que nascemos, temos orgulho de ser brasileiros. Mas temos que cuidar para que essa Pátria seja respeitada por nós e pelas outras nações.
Temos que dar a nossa parcela de contribuição para que os que aqui nascem, ou que adotaram o Brasil como sua Pátria de coração, sintam alegria de ver o desenvolvimento acontecer para todos.
É necessário que estejamos atentos para acolher os que sofrem pela falta de estrutura de vida digna e ao mesmo tempo levá-los a serem protagonistas de uma experiência nova em seu próprio caminhar.
Quando o Brasil teve a sua independência de Portugal proclamada, o objetivo maior era que os brasileiros pudessem desfrutar dos bens que aqui existiam e assim oferecerem um futuro melhor para os seus filhos e netos.
Não podemos jogar fora esta conquista. Precisamos ocupar os espaços que são oferecidos para essa reflexão. Os Conselhos Municipais, Estaduais e Federais são um grande âmbito de promoção das políticas públicas. É preciso estar neles com o sentimento de responsabilidade pelo bem comum.
As associações, os sindicatos, os conselhos comunitários devem ser lugar da presença de cada cidadão que quer ver a sua Pátria crescer.
Estamos vivendo o período de debates na campanha eleitoral. Não deixemos passar esta oportunidade para buscarmos o algo mais que pode estar faltando para sermos uma grande nação no mundo globalizado.
Procure conhecer melhor o candidato, ou a candidata, que receberá o seu voto para cada um dos cargos que estão sendo disputados. Veja quais as suas propostas e os seus projetos. Saiba o que pretende fazer pelo bem da sua comunidade e não apenas no seu interesse próprio.
Assim, a Semana da Pátria será sempre celebrada com alegria, pois o Brasil, acolhendo os seus filhos, buscará que todos tenham vida em abundância.
Deus nos abençoe hoje e sempre.
Dom Matias Patrício de Macêdo.
Arcebispo Metropolitano de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário