sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A equipe PASCOM fez aniversário

“Para que todos os membros da Igreja (bispos, padres, diáconos, religiosos, leigos) adotem uma postura de comunicação mais humana, fraterna”, este é um dos fundamentos, digamos, a razão de ser da pastoral da comunicação (pascom) desde a sua criação na Arquidiocese de Natal no ano de 1998 e, posteriormente na Paróquia das Rocas há exatos dez anos. A pascom tem como missão uma tarefa árdua: construir a unidade, a comunhão e promover a pessoa humana na vida da comunidade. Tarefa também gratificante, posto que, ela passa (e deve passar) por dentro de todas as outras pastorais, movimentos e serviços, levando o oxigênio da comunicação a toda paróquia, colaborando, dessa forma para a Pastoral de Conjunto, “um só corpo e um só espírito”.


A Pascom Paroquial, atualmente, é composta por doze agentes, em sua maioria jovem, e comemora um ano de reinício das atividades. “Realizamos duas reuniões mensais, geralmente nas duas primeiras segundas-feiras de cada mês, nas quais partilhamos o evangelho ou refletimos sobre algum texto relevante ao tema da comunicação eclesial, bem como discutimos prioridade de ação para o mês corrente. Costumo dizer que, a pascom tem doze coordenadores, pois cada um é responsável pelo crescimento da pastoral. No entanto, criamos a figura do sistematizador, um agente que dirige as reuniões e representa a pastoral em nível arquidiocesano”, é o que disse Marlos Menezes, atual sistematizador.

São atividades da pascom: coletar e divulgar nas santas missas os avisos da semana; organizar os murais das comunidades para que comuniquem através da imagem visual; editar e diagramar o informativo paroquial “Família em Ação”; participar do programa arquidiocesano de rádio “ritmo pastoral”, exibido semanalmente na Rádio Rural; dar cobertura fotográfica aos eventos paroquiais; criar ou alimentar os “cyber” espaços de evangelização (site, e-mail, blogs, Orkut, twitter); dentre outras.

Portanto, a pascom tem muito que lembrar agradecer e celebrar. “Lembramos e agradecemos a Lucidalva e a Lucineide, que, tendo participado de formação arquidiocesana, abraçaram a ideia de implantar a pascom em nível paroquial. Lembramos e agradecemos a Rubens de Lima, jornalista de ofício, que por muitos anos editou e diagramou o antigo jornal paroquial “O Grito” e o atual informativo “Família em Ação”. Lembramos e agradecemos Padre Gilmar, grande incentivador. E nos alegramos pelo apoio, colaboração e confiança depositada pelo Administrador Paroquial, Padre Ednaldo Virgílio e pelo Diácono João Paulo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário