sábado, 19 de novembro de 2011

21 de Novembro, dia de Nossa Senhora da Apresentação

O dia da Padroeira de Natal, Nossa Senhora da Apresentação, comemorado na próxima segunda feira (21), tem um significado especial para os católicos, que vão à Pedra do Rosário para externar o agradecimento pela santa proteção.

Conta a tradição, que pescadores estavam pescando no Rio Potengi na manhã de 21 de novembro de 1753, quando lançaram a rede e ao puxá-la, encontraram um caixote que estava encalhado numa pedra,
os pescadores pararam a embarcação em uma pedra, hoje chamada de Pedra do Rosário, para vê o que continha dentro do caixote. Ao abrir, encontraram uma imagem da mãe de Jesus com um menino no colo e a outra mão estendida, aparentando sustentar alguma coisa. Logo, deduziram que fosse um rosário. Junto à imagem veio uma mensagem: “Onde está imagem parar, nenhuma desgraça acontecerá”.

O vigário da Paróquia naquela época, o padre Manoel Correia Gomes, informado sobre a descoberta, foi ao local e levou a imagem para a Matriz, sabendo que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora do Rosário.

Porém, a padroeira da cidade ficou conhecida por Nossa Senhora da Apresentação, porque no calendário litúrgico da Igreja Católica, o dia 21 de novembro, é o dia em que se festeja a apresentação da Mãe de Jesus no Templo, quando tinha cerca de 12 anos de idade, por esse motivo deram o nome a padroeira de Nossa Senhora da Apresentação.

Fonte: nominuto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário